Resenha: Caixa de Pássaros – Josh Malerman

E aí pessoas,

Hoje mesmo li um livro que me surpreendeu bastante, não só por que não dava valor ao livro por ele ter sido por um cantor de uma banda aleatória (sim, puro preconceito, eu sei) mas, por ele me ter me prendido bastante à sua história, que diga-se de passagem, é singular.

Eu não decidi ler esse livro por conta própria. Recentemente entrei no Clube do Livro da Editora Intrínseca sediado na Livraria Cultura de Fortaleza, no encontro em que fui discutimos sobre Magnus Chase e os Deuses de Asgard ( que inclusive foi o último livro que Resenhei ) e ao final do encontro o ivro escolhido para o mês seguinte foi Caixa de Pássaros.

Já possuía o livro, pois ganhei num dos Encontros de Blogueiros da Livraria Cultura ( Que infelizmente teve o projeto abortado) mas, nunca me animei para ler. Mas com o passar da semana mais e mais pessoas do clube começaram a falar muito bem do livro e isso me deu coragem pra ler.

Enfim, vamos a resenha:

Ficha do Livro

IMG_1487

Título: Caixa De Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2014
ISBN: 978-85-8057-652-8
Número de Páginas: 268
Marca-Páginas Usado:

IMG_1488

Sobre o Enredo

O enredo se passa num mundo onde, por motivos desconhecidos, pessoas de várias regiões viram algo e tornaram-se insanas, agressivas, chegando até mesmo a matar quem estive a frente e em seguida tirar a própria vida.

A personagem principal, Malorie, acompanha as notícias sobre estes ataques com um certo desdém, porém, quando um caso surge nos Estados Unidos ela sente o perigo que chega perto de sua casa. Não muito depois deste caso, o qual mais pessoas foram brutalmente assassinadas sem motivo, Malorie percebe uma mudança drástica no comportamento das pessoas: elas não olham mais para o mundo, trancando-se em suas próprias casas e andando de olhos fechados toda vez que saíssem de casa, isso tudo por esses assassinados terem sido causados por que as pessoas ” viram algo que as levaram à loucura”.

Em meio a todo este caos, a personagem se descobre grávida e agora tem de enfrentar um perigo indescritível que ameaça o mundo enquanto cuida de seu futuro bebê e tudo isso, sem abrir os olhos em nenhum momento.

Sobre a Escrita

A princípio me irritei um pouco com a forma de escrever de Malerman, sempre com frases muito pontuadas, curtas e rápidas.

IMG_1489

Mas após um tempo podemos perceber a evolução do enredo e são justamente essas frases diretas e precisas que nos dão a mesma sensação de suspense e desespero que os personagens experimentaram durante a história.

Josh Malerman é capaz de desenvolver um mundo ameaçador e terrível com uma única idéia: Se abrirmos nossos olhos, morreremos. Toda o planejamento da escrita e do enredo, trazem ao leitor mais e mais a sensação de suspense, de terror e de sentir-se incapaz de se defender. Nisso o autor é bem parecido com H.P. Lovecraft, na medida que seus ”estilos de terror” são similares; a sensação de sermos pequenos, algo tão hediondo e terrível que é incompreensível pelo intelecto humano e um destino cruel do qual não temos escapatória.

Conclusão

Como já disse antes o livro me surpreendeu bastante. Gostei de cada minuto que passei lendo-o e a história também é muito bem planejada, sendo quase impossível de parar de ler quando a trama é apresentada.

IMG_1490

É um dos poucos livros de suspense que eu realmente gostei, além de ser algo que fuja da minha zona de conforto. Enfim, é um ótimo livro, indico à todos que apreciem um bom livro de terror ou suspense e  aguardo ansiosamente pela adaptação cinematográfica.

Então é isso pessoal, Não Abra Os Olhos, e até a próxima!

You can smell it, too. Death. Dying. Decay. The sky is falling, the sky is dying, the sky is dead

-Josh Malerman, Caixa de Pássaros

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha: Caixa de Pássaros – Josh Malerman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s