Resenha: HQ de O Hobbit- J.R.R. Tolkien e Mais

E ai pessoinhas como estão?

É , to sumido não?Mas é a vida , faculdade apertando os horários , pcs quebrando , ausência de internet em casa mas, não temam , ainda lembro de postar aqui!

Já faz algum tempo que eu queria comprar a versão HQ de O Hobbit , vi um exemplar cerca de 4 meses atrás da Livraria Saraiva nas desde então nunca mais.Então um belo dia estava andando na Livraria Cultura quando de repente , eu avisto um único exemplar desse livro e obviamente comprei logo ( devo dizer que houveram alguns conflitos no caminho e ameaças rolaram pra que ninguém comprasse o livro antes de mim ).


O Hobbit

Autor: J.R.R. Tolkien
Ilustrações: David Wenzel
Adaptação: Charles Dixon
Editora Martins Fontes

IMG_0990

O livro apresenta a famosa historia de O Hobbit ( mais famosa ainda com o novo filme) em uma versão em quadrinhos, trazendo trechos do próprio livro para os desenhos e ilustrando muito bem as descrições de Tolkien.

Em sua representação, David Wenzel baseia-se somente nas descrições feitas no livro , é tanto que seus desenhos de personagens como Thorin , Bilbo e Smaug não se baseiam na trilogia de filmes Senhor dos Anéis ou Hobbit de Peter Jackson e sim como uma releitura dos personagens originalmente caracterizados por Tolkien.

Requer muito esforço mental para se abstrair de informações já coletadas e já comumente aceitas por todos para se criar do zero a imagem de um personagem.Alguns personagens de Wenzel chegam a ser bem melhor representados do que nos filmes ou nos antigos desenhos animados, talvez essa seja minha opinião por acha que eles se encaixam melhor no universo de Tolkien ou mesmo porque eles me fazem lembrar figuras familiares que associo ao tipo de personagem.

Famoso"bom dia" de Bilbo

Mas nem tudo são flores , confesso que fiquei decepcionado com alguns aspectos do livro , em geral no design de personagens.

Smaug, o Dragão Gordo

Primeiro eu não gostei do Bilbo dessa adaptação , claro chega até a ser mais fiel ao livro porem me pareceu uma imagem muito boba para o personagem principal ,é notável também o excelente trabalho do ator Martin Freeman ao interpretar o personagem.

Charadas no Escuro

Em alguns outros personagens como Thranduil o rei élfico , Samug , Gollum e Elrond ocorreu mesmo problema , o design do personagens e o trabalho dos atores nos filmes são bem melhores que os desenhado nas HQ.

IMG_1003

As criticas que tenho a fazer são as seguintes:
-Wargs não são lobos , não os retrate como tal

Wargs atacando a Companhia de Thorin

-O chapéu azul d Gandalf foge um pouco do personagem o mago CINZENTO (não sei se ele eh descrito assim no livro mas e enfim ).

"Frag Out!"
-Gigantes de pedra ficam melhores feitos de pedra e não humanos barbudos imensos.

Apesar desses pontos negativos o livro retrata muito bem o ambiente e te prende muito mais do que a leitura do livro , o artifício visual faz com que o leitor se apegue muito mais à historia , as informações divididas em balões chegam bem mais rapidamente e com mais facilidade além de não deixar leitura monótona

.O uso de expressões no personagem eliminando a descrição da mesma emoção no texto ,deixando a leitura menos extensa e consequentemente menos cansativa além de que isso faz com que percebamos melhor os climax nas conversa ou mesmo as cenas de ação bem representadas.

Em relacao aos personagens o Ilustrador fez um trabalho excelente em alguns como :
-Fili e Kili , esses sim parecem anões e irmãos diferentemente do filme que além de um deles se envolver romanticamente com uma elfa , não tem barba e aparentemente parecem ter mães diferentes visto que um e loiro e outro moreno , boa Peter Jackson.

Fili e Kili ou Kili e Fili
-Grão-orc , é exatamente como imaginei , um goblin vede com uma coroa num reino sujo e violento e não aquela coisa gorda e com papada do filme.

Grão Orc
-Thorin , não que eu não goste do Thorin no universo do cinema , mas o representado na HQ bem mais fiel ao livro , apesar de que preferiria uma mistura das duas versões

Thorin Escudo de Carvalho

-Beorn , ele pode ate parecer um grego no quadrinho mas e difícil fazer algo pior que o Beorn do cinema

Beorn

Bom , acho que é isso sobre o livro , acredito que todo fã de Tolkien deveria tê-lo , é uma forma rápida de reler a historia e em se cansar na leitura.


Sou muito fã de qualquer trabalho Tolkiano , é tanto que eles tem um lugar especial na minha prateleira e posso dizer que sou um pequeno colecionador de edições , gosto de ter versões em pelo menos duas línguas ou versões mais fancy da mesma obra.

IMG_1019 IMG_1020 IMG_1017 IMG_1018

Além de livros também tenho DVDs de alguns filmes e um jogo que me marcou bastante.

IMG_1021

E ainda , quem gostar de jogos para celular recomendo fortemente o jogo Hobbit:Kingdoms of Middlearth ( Hobbit:KoM) , nele você cria sua própria cidade, treina exércitos e heróis e os usa para atacar territórios de goblins , orcs , e ate outro jogadores , é bastante viciante então cuidado se forem jogar 😉

Então é isso por hoje pessoal , Boa noite no sentido de quem tenham uma boa noite, que a noite esta boa , que eu me sinto bem nessa noite em particular e no sentido de que esta noite e uma noite para ser boa e ate a próxima madrugada!

Adeus, meu bom ladrão.Parto agora para os salões de pedra , onde me sentarei ao lado de meus antepassados , ate que o mundo se renove.Já que agora deixo para as todo ouro e pata , e ou para one eles não tem valor , desejo partir com sua amizade e retiro minhas duras palavras e ações junto ao portão.Há mais coisas boas em você do que sabe filho do oeste.Algum coragem e alguma sabedoria na medida certa.Se mais de nos dessem mais valor a comida , regozijo e musica do que tesouros o mundo seria um lugar melhor

seria mais alegre -Thorin

Deixe um comentário

