Resenha- A Wizard of Earthsea

A Wizard o Eathsea ou O Feiticeiro e a Sombra no titulo traduzido , é um livro YA ( Young-Adult) escrito por Usula K. Le Guinn em 1968.

IMG_0436

É o primeiro livro da Saga EarthSea ( Terramar traduzido) sendo continuado por 5 outros livros:
-Tombs of Atuan
-Farthest Shore
-Tehanu
-Tales from Earthsea
-Other Wind

IMG_0442 IMG_0438

—————————-

Sobre o Livro

O Livro conta a historia de um menino chamado Dunny/Ged/SparrowHawk , sua jornada pelo mundo de Terramar e como , eventualente, se tornou o mago mais poderoso de todos.

O livro tem uma linguagem bem convidativa , fácil de ler e rica em detalhes. O foco nunca esta na história em si , no plot , e sim nos eventos que ocorrem , como eles influenciam o mundo e os personagens e o que eles significam para aquele universo.

IMG_0432

Le guin foi comparada a vários autores do gênero fantasia , incluindo o Pai Almighty de Todos Tolkien , e eu , como um fã dos dois acho uma colocação muito bem feita.

não me entendam mal , não acho que Earthsea tenha o mesmo impacto , a mesma profundidade que Senhor dos Anéis tem ( nem acho que qualquer outro livro tenha ).Mas , é notável a semelhança no modo de fazer o leitor entender o mundo , tanto em Earthsea como em LOTR os autores nos fazem imegir no mundo , nos fazem conseguir nos sentir parte dele , na medida em que compreendemos e aceitamos a forma de pensar dos personagens , na medida que entendemos a importância de cada evento e sua consequência para aquele mundo

É um livro que todos que amam fantasia deviam ler

———-

Sobre Magia

Magia é a força regente dos acontecimentos nos livros , neles a magia é um prática comum no mundo e ela está entranhada nas próprias raízes do mundo , tendo influência no seu surgimento e nos seres que nele habitam.

A Magia é realizada a partir de palavras , cada ser , cada elemento do mundo tem um nome verdadeiro , é evocando esse nome que é possível ganhar maestria sobre aquilo.

IMG_0434

Existem varios ramos da magia incluindo WeatherWorking (o controle do clima) , necromancia ( magia voltada aos mortos) , ilusões , etc

(hora da discórdia muhaha)

Alguns fãs e leitores das duas franquias atribuem a Earthsea a introdução de escolas de feitiçarias no mundo literário , tendo esse tipo de organizção somente se tornado famosa em Harry Potter.

IMG_0437

——–

Enfins e Etcs

Enfim , A Wizard of Earthsea é uma ótima leitura , é surpreendente que seja relativamente desconhecido no Brasil , ou pelo menos , pra mim era.

É realmente interessante ver a evolução do personagem o longos da obra e passar a enxergar e a entender o mundo de Earthsea pelos olhos dele.

IMG_0439

Existem alguns adaptações da oba fora do mundo literário , como uma serie de TV britânica focada no segundo livro Tombs of Atuan e há também um filme feito pelos Studios Ghibli ( que foi como eu entrei em contato com a obra) e um programa de rádio que narra o livro A Wizard of Earthsea ( uma versão oldschool de audiobooks).

Todas essas adaptações foram criticadas negativamente pela autora (menos o programa de rádio) segundo a autora, essas adaptações não se tratavam sobre seus livros e sim sobre obras diferentes que curiosamente tinham personagens com mesmos nomes

—-

Então é isso pessoal , lamento a falta de detalhes da resenha mas já faz um tempo que li esse livro e ate a próxima madrugada

It is no secet.All power is one in source and end I think .Years and distances, stars and candles , water and wind and wizardry, the craft in a man’s hand and the wisdom in a tree’s root: they are all arise together.My name , and yours, and the true name of the sun, or a spring of water, or an unborn child, all are syllabes of the great word thst is very slowly spoken by the shining of the stars.There is no other power.no other name

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha- A Wizard of Earthsea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s